domingo, 30 de outubro de 2011

Decepções nos fazem crescer

A palavra decepção tem outros significados tais como: desilusão, desapontamento, desengano e desencanto. Quem nunca se decepcionou com alguma situação, crença ou pessoa, que atire a primeira pedra. Decepções são inevitáveis; elas nos ajudam a crescer.

Pra se decepcionar com uma pessoa é muito simples, basta confiar em alguém; você nunca irá se decepcionar com alguém a qual você não confia, pois estará sempre com certa desconfiança; portanto toda e qualquer atitude desleal tomada por essa pessoa não lhe será inesperada.

Nós somos acostumados a esperar muito das pessoas; exigimos perfeição de nossos cônjuges, dos nossos amigos, dos nossos líderes, da igreja e de nós mesmos; ambos estão sujeitos a falhar conosco; a nos decepcionar.

E falando em decepção; nós mesmos, muitas vezes nos decepcionamos com nossas próprias atitudes. Quantas coisas eu já fiz, que me envergonharam profundamente, a ponto de eu refletir e me sentir decepcionado comigo mesmo.

Amigos nos decepcionam, e nós decepcionamos nossos amigos; cônjuges nos decepcionam, e nós decepcionamos nossos cônjuges; a igreja nos decepciona, e nós decepcionamos a igreja; a liderança nos decepciona, e nós decepcionamos a nossa liderança. A vida é assim.

Se há decepção, é porque há excesso de confiança; se há excesso de confiança, é porque existe amizade demais. É como eu disse acima; se você não é amigo de alguém, automaticamente você não confia nessa pessoa; e se você não deposita suas fichas nessa pessoa, não há riscos de se decepcionar com ela.

Seres humanos são falhos; ideologias são falhas. Deus é o único que não nos desaponta; pelo contrário, nós o decepcionamos a todo instante com nossas falhas; e principalmente; nós o decepcionamos com a falta de perdão para com aqueles que falham conosco.

Onde há muita amizade, há também muito perdão; todas as vezes que perdoamos alguma falha; Deus sorri e diz: “Eu sabia que dessa vez o meu filho não iria me decepcionar”. Quando perdoamos algo inesperado; compreendemos a nossa própria fraqueza.

Melhor é confiar mesmo correndo riscos; perdoar e seguir em frente; ser feliz, e se esforçar ao máximo para não fazer com os outros, aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário